contato@apeop-pr.com.br
41 3069-0743

Notícias

Copel planeja construção de subestação de energia no Noroeste do Paraná

11 de junho de 2019

Diário do Noroeste – 11/06/19 00:00:00 – Cotidiano > Estadual – REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Em documento encaminhado à sociedade civil organizada de Paranavaí, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que planeja construir uma nova subestação de 230 kV na região. Com isso, será possível disponibilizar três linhas de 138 kV, para tornar “o sistema elétrico mais robusto”.

A previsão é que a energização se dê em fevereiro de 2021. Permitirá o aumento do intercâmbio de energia entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Deverão ser investidos R$ 18 milhões.
Antes disso, a Copel fará a instalação de um novo transformador na subestação de Paranavaí. O objetivo é “aumentar em 30% sua capacidade, tendo em vista o crescimento esperado na região”. O término da obra está programado para dezembro de 2020. O investimento previsto é de R$ 12 milhões.

O documento foi uma resposta a questionamentos feitos pela sociedade civil organizada a respeito de constantes quedas de energia em indústrias da região. A situação estaria comprometendo as produções diárias e provocando prejuízos.

Por isso, representantes de entidades e lideranças de Paranavaí se uniram para cobrar explicações e reivindicar a ampliação do sistema de fornecimento de energia elétrica.

A Copel destacou que “embora indesejados, desligamentos de energia podem ocorrer, uma vez que os sistemas elétricos de distribuição de energia, por mais aperfeiçoados que seja, estão sujeitos a interrupções decorrentes de fatores que não estão sob nosso controle, como ação de intempéries, acidentes provocados por terceiros, contato de animais na rede elétrica e atos de vandalismo”.