contato@apeop-pr.com.br
41 3069-0743

História

No ano de 1960, enquanto o Estado mantinha sua preocupação voltada para a recuperação das exportações de café, os empreiteiros sofriam com os pagamentos pelas obras executadas ao Poder Público Estadual, que além de insuficientes, já se apresentavam muito irregulares. Para tentar resolver a situação, um grupo de empreiteiros, liderados pelo engenheiro Kamal David Curi, resolveu expor a seguinte proposta para o Estado: iriam se organizar para ajudar na distribuição dos pagamentos, evitando a interferência de pessoas de fora da categoria.

Após essa decisão, quarenta e um empresários se reuniram no escritório de Odilon Serafim Guimarães, em Curitiba, no dia 22 de outubro de 1960, para oficializar a fundação da Associação dos Empreiteiros de Obras do Estado do Paraná – AEOPA. Com o tempo, o nome da entidade passou por algumas modificações. No dia 5 de novembro de 1963, foi denominada Associação Paranaense dos Empreiteiros de Obras Públicas, adotando a sigla APEOP. Mas uma nova visão tornou necessária a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para mais uma reforma no Estatuto.

A palavra empreiteiro já não supria o significado desejado pela Associação. A figura do empreiteiro, prestador de serviço perante o Governo, agora era de um empresário, que analisava riscos e apresentava soluções para novos projetos de investimentos. E foi buscando assumir este novo conceito, mas sem alterar seus valores de zelar pelos interesses dos empreiteiros junto ao Estado, regularizando e deixando em harmonia os direitos e obrigações de ambos, que em 1995 a entidade passou finalmente a se chamar Associação Paranaense dos Empresários de Obras Públicas, permanecendo a sigla APEOP.